Café Catucaí

Café Catucaí

Nem a Grande Família esperava essa combinação histórica do café Icatu com Catuaí que resultou em sabores excelentes e também algumas piadas ruins! Hoje vamos apresentar 8 fatos interessantes sobre o café Catucaí, contando a história, benefícios do cultivo e as características principais dessa variedade. Agora, chame um amante de café para embarcar nessa leitura com você e expandir os conhecimentos sobre cafés especiais!

História do café Catucaí

Inicialmente, a variedade Catucaí se desenvolveu a partir da exploração de um cruzamento natural entre “Icatu” e “Catuaí”. Este experimento com os cafés ocorreu no IBC – Instituto Brasileiro do Café, em São José do Vale do Rio Preto – RJ. Nesse contexto, em 1988, a primeira seleção foi realizada por pesquisadores em uma população de cafeeiros da cultivar Icatu Vermelho, cujas sementes eram originárias de Londrina e que tinham sido plantadas no município de São José do Vale do Rio Preto – RJ. A primeira geração de café Catucaí foi denominada F6 e se adaptou bem na região mineira. Principalmente, nas regiões Sul e Zona da Mata de Minas Gerais.

História do Café Catucaí

Vantagens do plantio do café Catucaí

Alta Produtividade

Alta Produtividade

O Catucaí é conhecido por produzir altos rendimentos de grãos de café, o que o torna uma escolha vantajosa para os produtores que buscam maximizar sua produção. Graças à sua alta produtividade, o Catucaí permite uma colheita mais eficiente e um melhor retorno sobre o investimento.

Resistência a Doenças

Resistência a Doenças

Além de sua produtividade, o Catucaí possui uma boa resistência à ferrugem do café e outras doenças comuns, reduzindo a necessidade de tratamentos químicos e manejo intensivo, o que pode resultar em economia de custos e um produto mais sustentável.

Adaptabilidade

Adaptabilidade

O café Catucaí tem uma excelente adaptabilidade a diferentes condições climáticas e tipos de solo, o que o torna uma opção versátil para produtores em diversas regiões. Sua capacidade de adaptação contribui para a resiliência da produção frente às variações climáticas.

Qualidade da Bebida

Qualidade da Bebida

Por fim, o Catucaí é reconhecido pela qualidade superior de sua bebida. Com um sabor equilibrado e um aroma agradável, o café produzido a partir desta variedade é frequentemente preferido por conhecedores e apreciadores de café, o que pode garantir melhores preços no mercado.

Qualidade do café Catucaí

Todas as cultivares têm potencial para uma bebida de boa qualidade, semelhante à da cultivar Catuaí. A garantia de uma xícara de qualidade será determinada por vários fatores, seja do próprio terroir, mas principalmente de como foi o plantio, colheita, processamento e torra.

Qualidade do Café Catucaí
Café Catucai da Boucher

Café Catucai da Boucher

A variedade Catucaí encontrou na Mantiqueira de Minas o seu terroir ideal, resultando em um café com características únicas e sabor marcante. Com notas e uma acidez equilibrada, o Catucaí oferece uma experiência sensorial rica e uma qualidade excepcional que agrada aos paladares mais exigentes.
Descubra o Café Catucai da Boucher, disponível em pacotes de 250g e 500g.
Cultivado a 1440 metros de altitude em São João del Rei, com processo cereja descascado e torra média clara.
Perfeito para qualquer ocasião!

Análise sensorial da variedade Catucaí

Especialmente nas plantações da Serra da Mantiqueira, o café Catucaí apresenta características mais cítricas e com doçura elevada. Alguns tendem para notas de frutas vermelhas e, dependendo da posição do arbusto na fazenda, já encontramos resultados de frutas amarelas e com notas cítricas mais evidentes.

Formas de envio

Selo de segurança

Formas de pagamento

imagem das formas de pagamentos

Todos os direitos Reservados@2024. Café Boucher

Desenvolvido por

logo da dataclix